ALGUMAS DICAS PARA ENSINAR O SEU CÃO A NÃO SALTAR PARA VISITAS
Os cães saltam para nós porque estão excitados, querem cumprimentar-nos, e são recompensados por saltar. A recompensa é receber festas enquanto saltam!
Partilho convosco algumas dicas para corrigir esse comportamento tão incomodativo, especialmente se o nosso patudo for exuberante e persistente.
Quando começar a abrir a porta e antes de a visita entrar, atire uns 5 ou 6 pedaços de uma guloseima deliciosa para o chão, um pedaço de cada vez para aproximadamente 1 metro da porta.
Mostre-lhe a guloseima primeiro, como se o estivesse a guiar pelo nariz, não vá ele estar tão focado em quem está do lado de fora da porta que nem se apercebe.
Enquanto ele está a apanhar o último pedaço, a visita deve entrar. Com a visita já dentro de casa e sem interagir com ele, atire mais uns 4 pedaços, também um de cada vez, para o chão para longe dela.
Isto serve três propósitos: recompensar o patudo repetidamente por não saltar; baixar um pouco a sua excitação durante o tempo que está a apanhar as guloseimas do chão; desviar a atenção da visita.
Com o patudo mais calmo, a visita pode debruçar-se sobre ele, para minimizar a tendência de ele saltar, e fazer-lhe festas. As festas devem ser longas (nada de palmadinhas que o poderão excitar outra vez) e a pessoa deve falar-lhe num tom de voz calmo.
É possível que numa fase inicial a visita cative mais a atenção dele que a guloseima, e que ele salte para ela e não ligue à guloseima. Mas com a continuação do treino ele vai desenvolvendo auto controlo.
Neste caso pode optar por ter o patudo à trela para não conseguir saltar para a visita; atirar a guloseima para o chão naquela fração de segundo em que ele não salta, e tirar-lhe a trela só quando estiver mais calmo. É nesta altura que a visita lhe pode fazer festas, se assim o desejar. Para o caso de visitas que não gostam ou têm medo de cães, teremos de ser nós, donos, a recompensar.